Após venda dos vagões, Emanuel Pinheiro assegurou que tem esperanças na implantação do VLT Cuiabano
O governador Mauro Mendes (União Brasil) desconsiderou, nesta terça-feira (25), a possibilidade do chamado VLT Cuiabano, proposto pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no âmbito do PAC Mobilidade Urbana, ser implantado na Capital mato-grossense. Segundo ele, a chance do modal sair do papel é a mesma de nevar em Cuiabá.
Após anunciada a venda dos vagões do VLT para o Governo da Bahia pelo valor de R$ 793,7 milhões, Emanuel Pinheiro lamentou classificando o dia 19 de junho como a “data da traição” após Cuiabá ser, segundo ele, apunhalada pelas costas. O acordo entre os governos foi mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e só falta ser assinado em Brasília, em data a ser definida.
Mesmo lamentando a venda dos vagões, Emanuel assegurou que tem esperanças na implantação do VLT Cuiabano, afirmando que está articulando para construir um debate sobre o modal. Questionado sobre essa possibilidade, Mauro Mendes ironizou afirmando que as chances são as mesmas de se nevar em Cuiabá.
“Tem chances de nevar em Cuiabá, do Papai Noel vir aqui em dezembro junto com o VLT dele. Vai chegar o Papai Noel de VLT dele”, provocou.
O valor da venda dos vagões que deve ser recebido em quatro parcelas até 2027, segundo o governador, deverá ser investido nas obras do BRT.
Na semana passada, o prefeito entregou 18 ônibus 0km, com ar-condicionado em Cuiabá. Na semana anterior foram entregues 22 veículos e a pretensão é que na próxima quinta-feira (27), sejam entregues mais 15. Os veículos, segundo ele, já estão adaptados para o BRT já que possuem portas de ambos os lados, mas a informação foi desmentida pelo governador.
“Preliminarmente acho que não [estão adaptados], porque eu vi os ônibus com umas portonas bem altas e o BRT tem piso rebaixado, segue padrões de qualidade, requintes muito diferentes desses ônibus que estão circulando por aí”, avaliou.
Mauro Mendes ainda alfinetou o prefeito alegando que quem compra ônibus é a concessionaria e não a prefeitura.
O VLT
Adquirido em 2022 para a Copa do Mundo de 2014, o VLT prometia ligar as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, transportando até 160 mil pessoas por dia e deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo em 2014. O maquinário foi adquirido pelo Governo de Mato Grosso por R$ 497 milhões, junto à empresa espanhola CAF. O contrato do Estado com o Consórcio VLT, responsável pela obra bilionária, foi rescindido após descoberta de atos de corrupção que vieram à tona com a Operação Descarrilo.


