No menu items!
More
    InícioAS MAIS LIDASCom retorno de Fabio, bancada de MT vota em peso pela urgência...

    Com retorno de Fabio, bancada de MT vota em peso pela urgência da anistia

    Somente o deputado federal Emanuelzinho (MDB), vice-líder do Governo Lula (PT), votou contra

    Com 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o regime de urgência para o PL   da Anistia. Da bancada de Mato Grosso, somente o deputado federal Emanuelzinho (MDB), vice-líder do Governo Lula (PT), votou contra.

    Cumprindo compromisso assumido publicamente,  Fabio Garcia (União Brasil) deixou a chefia da Casa Civil  e reassumiu o mandato de deputado federal  para votar a favor da anistia para os presos do 08 de janeiro de 2023. Com isso, a suplente Gisela Simona (União Brasil) deixou o cargo e não participou da votação.

    Os demais integrantes da bancada – Coronel Assis (União Brasil), Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL) – votaram favoráveis à matéria.

    Nas redes sociais, Fabio Garcia comemorou a aprovação. Segundo ele, o voto favorável garante justiça ao brasileiros que receberam penas desproporcionais.

    “Esse é o primeiro passo para que possamos votar o mérito e garantir justiça a milhares de brasileiros que receberam penas desproporcionais. Cumpri o compromisso que firmei com o povo de Mato Grosso: reassumir o mandato e estar presente em cada etapa necessária para que a Anistia avance. Seguiremos juntos até a aprovação final, sempre honrando a confiança dos mato-grossenses que represento e defendendo a liberdade e a justiça”, postou.

    Já Coronel Fernanda destacou os 2 anos de mobilização pela anistia. Além disso, prometeu seguir firma até aprovação final.

    “Depois de 2 anos de muita luta, conseguimos aprovar no Plenário a urgência da Anistia! Essa é mais uma vitória da mobilização de todos que não desistiram dessa causa”, disse.

    A partir de agora, a proposta que busca perdoar judicialmente condenados e investigados desde outubro de 2022, incluindo os atos de 8 de janeiro de 2023, passa a tramitar de forma mais rápida na Casa Legislativa.

    O projeto é de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). No entanto, ainda não há texto fechado, que deve ser mudado futuramente pelo relator que ainda será indicado por Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa, já nesta quinta-feira (18).

    Ao anunciar a decisão de pautar a anistia por meio das redes sociais, Hugo Motta afirmou que “o Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito” e que “o país precisa andar”.

    O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), contudo, lamentou a aprovação e disse não acreditar em uma tentativa de “pacificação” junto a parlamentares de oposição ao governo. (Com informações da CNN)

    Must Read

    spot_img