Boa Esperança do Norte, caçula dos municípios do Brasil, tem cerca de 3 mil eleitores aptos a votar
Caçula entre municípios brasileiros, Boa Esperança do Norte (a 402 km de Cuiabá), composto de 20% de áreas oriundas de Sorriso e 80% de Nova Ubiratã, terá sua primeira eleição após ter a emancipação validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 6 de outubro, os eleitores irão eleger prefeito, vice-prefeito e 9 vereadores estreantes.
Neste cenário, apenas dois candidatos se prontificaram a disputar a eleição histórica para o novo município. Calebe Francio (MDB) tem como vice Jair Obregão (PL). Já Demétrio Cavlak (DC) tem como parceiro de chapa Sandro Guarnieri (Republicanos). A dupla que vencer comandará a cidade a partir de janeiro de 2025.
Conforme dados coletados no portal DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 49 candidatos se apresentaram para o cargo de vereador, sendo que, apenas 45 candidatos tiveram o registro deferido. Deste total, 9 serão eleitos, formando a primeira legislatura da Câmara Municipal.
O município de Boa Esperança do Norte foi criado pela Assembleia Legislativa em 2000. No entanto, o processo foi judicializado por Nova Ubiratã, que se recusava a perder suas terras, resultando em imbróglio judicial que se arrastou por mais de duas décadas.
Atualmente, Boa Esperança do Norte é o 142º município de Mato Grosso, deixando de ser um distrito, mas já nasce forte, tendo sua base na agricultura, considerada a locomotiva do país. A estimativa fica entre 7 e 8 mil habitantes, e cerca de 3 mil eleitores aptos a votar no pleito inaugural.
Boa Esperança do Norte pertence à circunscrição da 43ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, com sede em Sorriso, que ficou responsável pelos respectivos atos eleitorais.
Os locais de votação serão:
* Escola Municipal Boa Esperança, atualmente pertencente ao distrito de Boa Esperança do Norte, município de Sorriso;
* Escola Municipal Água Limpa, atualmente pertencente ao distrito de Água Limpa, município de Nova Ubiratã; e
* Escola Municipal Professora Vera Lúcia Schmidt, atualmente pertencente ao distrito de Piratininga, município de Nova Ubiratã.


