No menu items!
More
    InícioAS MAIS LIDASAlisson Alencar toma posse no TCE e promete foco no desenvolvimento de...

    Alisson Alencar toma posse no TCE e promete foco no desenvolvimento de MT

    Conselheiro, que teve nome aprovado pela ALMT sem qualquer objeção, assume vaga deixada por Valter Albano

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) empossou nesta terça-feira (23), em sessão especial, o novo conselheiro Alisson Carvalho de Alencar, para ocupar a vaga de Valter Albano, que decidiu por sua aposentadoria. O membro do conselho estava na condição de procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) e reafirmou o compromisso com o fortalecimento da gestão pública em Mato Grosso.

    Ele possui cerca de 16 anos de atuação no controle externo. O conselheiro passou pela listra tríplice e pela sabatina da Assembleia Legislativa (ALMT) sem qualquer objeção. Durante discurso de posse, ressaltou que sua atuação será pautada pela continuidade do diálogo institucional, da cooperação e da busca por soluções conjuntas voltadas ao desenvolvimento do Estado, além de tecer elogios ao conselheiro aposentado Valter Albano.

    “O TCE-MT é reconhecido nacionalmente pela atuação técnica e pelo envolvimento com temas estratégicos do Estado. Quando o Tribunal acerta, é porque orienta os gestores a aprimorarem a gestão pública e alcançar melhores resultados. Sucedo aquele que foi uma grande inspiração para o MPC nos últimos anos, um estadista de mão cheia”, afirmou.

    O presidente da Corte de Contas, conselheiro Sérgio Ricardo, valorizou a experiência e o preparo técnico do novo conselheiro, destacando seus anos de atuação no controle externo e as três passagens pelo cargo de procurador-geral do MPC.

    “O Tribunal de Contas é uma das instituições mais importantes do país e Alisson possui amplo conhecimento sobre seu funcionamento. Seus pareceres sempre foram aprofundados e orientativos. Ele não irá aprender a ser conselheiro, pois já conhece essa função. É mais um ganho para o TCE-MT”, endossou.

    A posse foi prestigiada por autoridades como os conselheiros do TCE-MT Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Waldir Teis, Campos Neto e Guilherme Maluf; o deputado estadual e conselheiro aposentado Júlio Campos (União Brasil); os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Deosdete Cruz Junior e Mário Kono; a procuradora da República Marianne Cury Paiva.

    Biografia

    Antes de ingressar no Ministério Público de Contas de Mato Grosso, exerceu funções no Judiciário e na administração pública federal, atuando como assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Piauí, analista previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão e advogado da União.

    Paralelamente, construiu carreira acadêmica como professor de Direito Administrativo em cursos de graduação e pós-graduação, incluindo a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT).

    No TCE-MT, Alisson ingressou no Ministério Público de Contas em 2009 e passou a ocupar, ao longo dos anos, posições centrais na estrutura institucional. Foi procurador-geral substituto e procurador-geral de Contas em diferentes períodos, liderando o MPC nos biênios 2011–2013, 2019–2020, 2021–2022, 2023–2024 e 2025–2026, este último por recondução. Sob sua liderança, o MPC-MT fortaleceu o diálogo entre prefeituras, órgãos de controle, reguladores e concessionárias.

    Must Read

    spot_img