No menu items!
More
    InícioAS MAIS LIDASSTJ concede habeas corpus para W.T., mas tesoureiro do CV continua preso

    STJ concede habeas corpus para W.T., mas tesoureiro do CV continua preso

    Defesa entrou com recurso usando justificativa de Jonas Souza Júnior, o Batman, solto em setembro deste ano; W.T tem outro processo por isso, segue detido

    O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas corpus a Paulo Witer Farias Paelo, o W.T., na ação penal derivada da Operação Red Money. Apontado como tesoureiro do Comando Vermelho, ele seguirá detido por conta da ordem de prisão referente à Operação Apito Final

    Em seu recurso, a defesa de Paulo Witer afirmou que a prisão preventiva de W.T., recorrente da Operação Red Money, incorre em excesso de prazo. Ele foi detido em 2018 e, em 2021, acabou condenado em 1ª instância a 14 anos de prisão.

    Uma das justificativas da defesa é de que W.T. se encontra na mesma situação processual que outro réu na operação, Jonas Souza Gonçalves Júnior, o Batman, que já foi beneficiado com habeas corpus da mesma ação penal.

    Em sua decisão, o ministro destaca que apesar de graves, os crimes atribuídos ao réu não continham violência ou grave ameaça, além dele já ter cumprido o tempo mínimo necessário para progressão de regime considerando a condenação de 1ª instância.

    “Assim, a despeito da gravidade concreta das condutas atribuídas ao paciente e da sua reincidência – circunstâncias que revelam a necessidade de algum acautelamento da ordem pública, diante do efetivo risco de reiteração delitiva –, não olvido que o acusado está segregado provisoriamente há cerca de 5 anos e 4 meses, vale dizer, há mais de 1/3 da reprimenda que lhe foi aplicada no primeiro grau, pela prática de crimes sem emprego de violência ou grave ameaça”, salienta o magistrado.

    O ministro também considera que a prisão provisória pode ser substituída por medidas cautelares, caso não haja nenhuma outra ordem de prisão contra o réu. A decisão é dessa segunda-feira (16).

    Como tem uma outra ordem de prisão, W.T. seguirá detido. Caso ele conseguia recurso referente a Operação Apito Final, ele deverá cumprir medidas cautelares como proibição de deixar a comarca, recolhimento domiciliar noturno e uso de tornozeleira eletrônica.

    Red Money

    A operação Red Money apurou um esquema de arrecadação financeira e movimentação de valores pertencentes à facção criminosa. A movimentação financeira da organização criminosa, no período de um ano e meio, chegou a cerca de R$ 52 milhões, entre entradas e saídas nas contas bancárias verificadas.

    Must Read

    spot_img